Especialidades | Fisiatria

Fisiatria

A Fisiatria ou MFR (Medicina Física e de Reabilitação) é uma especialidade médica que lida com avaliação e tratamento de doentes cuja capacidade funcional esteja limitada. Está envolvido com um grande número de patologias, em crianças e adultos, como a paralisia cerebral, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, AVC, traumatismos crânio-encefálicos, lesões medulares e suas complicações (bexiga e intestino necrogéneos), doenças do movimento, amputações de membros e protetizados, lesões agudas ou degenerativas, músculo-esqueléticas, doenças reumáticas e osteoporose, lesões desportivas, reabilitação pós-cirurgia, dor aguda e crónica, doenças cardíacas e respiratórias, queimados, etc…

O médico Fisiatra tem conhecimentos em várias áreas da Medicina como Neurologia, Reumatologia, Ortopedia, Cardiologia, Pneumologia, Pediatria entre outras, centrando-se no indivíduo como um todo e capacitando a sua integração no meio social, familiar e laboral.

O nosso fisiatra não só faz, ou confirma, o diagnóstico de um doente como também avalia a sua funcionalidade. Tem formação na realização de exames de diagnóstico como a ecografia de partes moles, em técnicas de tratamento como infiltrações de partes moles e mesoterapia, todas realizadas durante a consulta tendo ao seu dispor um variado número de tratamentos que pode prescrever.

O nosso fisiatra trabalha em equipa conjuntamente com os fisioterapeutas, o ortopedista e a psicóloga. Esta multidisciplinaridade permite uma recuperação mais rápida e eficaz.